Sala Janete Maker

2024

Equipes vencedoras do torneio interno - STEAM

 No dia 22 de Outubro, realizamos em nossa unidade o torneio interno do circuito STEAM. As equipes representantes das turmas apresentaram seus projetos e cartazes para os jurados. Os vencedores do torneio interno foram: 

Equipe: Cineastas do Futuro - 4ºA

Tema: História sem fim


Equipe: Os Falcões - 4ºC

Tema: Aviação

Equipe: Tsunami - 5ºB

Tema: Mistérios do oceano


Equipe: Space Kids - 4ºI

Tema: Construções espaciais


As equipes vencedoras representação a EMEB no torneio municipal, dia 8 de novembro, no CENFORPE.


Circuito STEAM

Neste ano de 2024, todos os alunos dos 4º e 5º anos participaram do circuito STEAM. Este circuito consistiu em torneios científicos e tecnológicos baseados na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), visando fomentar a educação 4.0. Essa abordagem se apoia no desenvolvimento de tecnologias educacionais, em metodologias ativas de aprendizagem pautadas em Projetos e na Cultura Maker, com foco nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Os desafios foram caracterizados pela integração inter e transdisciplinar.

Cada professor regente realizou a escolha do tema para trabalhar com sua turma:

4ºA - História sem fim

4ºB - Mistérios do oceano

4ºC - Aviação

4ºD - Aviação

5ºA - Construções espaciais

5ºB - Mistérios do oceano

5ºC - História sem fim

5ºD - Construções espaciais


4ºE - Aviação

4ºF - Aviação

4ºG - História sem fim

4ºH - História sem fim

4ºI - Construções espaciais

5ºE - Aviação

5ºF - História sem fim

5ºG - Mistérios do oceano

E contou com a parceria das PAPPs TECCI Priscila e Sabrina na execução das atividades práticas





Scratch Day 2024

Sequência de atividades - Scratch, do desplugado ao plugado

Iniciamos, no dia 1º de abril, as atividades da sequência: Scratch, do desplugado ao plugado! Esta sequência tem a intenção de trazer para o ambiante escolar o trabalho com a computação, seus objetos de conhecimento e habilidades estabelecidos na BNCC, utilizando diversas ferramentas e o software Scratch, com atividades plugadas e desplugadas. 

O pensamento computacional

Clique na imagem para ter acesso ao vídeo do canal Aprendiz 21 e aprender ainda mais!


Alunos realizando a atividade desplugada - tabuleiro com EMOJIS




Em mais uma atividade da sequência Scratch - do desplugado ao plugado, os alunos refletiram sobre o pensamento computacional colocando a mão na massa e programando, em equipes, o ratinho robô para solucionar situações-problema





Programando na plataforma Scratch - 4º e 5º anos





PAPPs TECCI Priscila e Sabrina



2023

PARCERIA ENTRE PROFESSORES E PAPPs TECCI NO PROJETO: INFÂNCIA ANTIRRACISTA



SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR, SÁBADO LETIVO E VI SCRATCH DAY

Semana Municipal do brincar 22/5 à 27/5
Objetivo: promover experiências lúdicas que incentivem a criatividade e a aprendizagem por meio do brincar, uma vez que a brincadeira é uma necessidade fundamental para formação das crianças e vivenciar experiências lúdicas, por meio de brincadeiras condizentes à faixa etária, momentos de interação com os pares e outras possibilidades, é um direito para os jovens e adultos.
Sábado letivo - 27/5
Propostas relacionadas ao brincar
VI Scratch Day - Propostas de atividades desplugadas com temáticas sobre a linguagem de programação.

Acesse o vídeo para acompanhar registros desses momentos



#SEMANA SCRATH NO JANETE

O SCRATCH é uma linguagem de programação educativa adaptada para crianças e jovens. Utiliza blocos lógicos, som e imagem, para a criação de jogos, animações...
Na semana de 22 à 26/5 os alunos vivenciaram diferentes propostas utilizando a ferramenta Scratch, até mesmo o pensamento computacional de forma desplugada!
Acesse o vídeo para acompanhar alguns desses momentos!



MOBFOG 2023

A EMEB Janete Mally foi local de experimento dos foguetes dos estudantes. Na quadra lançaram seus protótipos com o desejo de que esses voassem bem longe.
A atividade fez parte da etapa prática da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
A MOBFOG é uma olimpíada totalmente experimental e está disponível apenas aos inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA. A competição, destinada aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, busca promover o estudo das disciplinas de Astronáutica e Astronomia entre os estudantes.
Em um lançamento, um dos foguetes atingiu 40 metros de alcance.
Divididos em grupos, os estudantes construíram os foguetes utilizando papel, garrafas pet, canudos.
"É uma oportunidade única e divertida de colocarmos em prática nossa criatividade e todos os conhecimento que adquirimos nos estudos" - disse um dos participantes.


2022 

SEMANA MÃO NA MASSA - 2022

  No mês de setembro realizamos em nossa escola a "Semana Mão na Massa". Ainda sobre o tema "ONDAS DE GENTILEZA",

 os alunos foram convidados a soltar a imaginação em suas produções, na sala maker, com as PAPPs Priscila, Silvia e Luzia como mediadoras neste processo! As situações-problema foram:

1º e 2ºs anos - Construção de personagens gentis utilizando material estruturado LEGO.

- Programação das identificações no Micro:bit em parceria com os alunos dos 5º anos

3º anos - Criação de fantoches a partir das palavras de gentileza

4º e 5º anos - Criação de personagens de gentileza (cards) e animação.

Como finalização destas propostas, foi realizada uma exposição no sábado letivo de 22/10.



CAMPANHA GUARDIÕES DA BILLINGS - 2022

E teve APRENDIZAGEM CRIATIVA também durante a gincana guardiões da Billings!!!!!!
Personalização das garrafas pets "super poderosas" que terão a missão de trazer o óleo usado para a reutilização!

Clique na imagem para ter acesso a todas as fotos da atividade!



PROJETO: O USO DAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE ASTRONOMIA






UM POUCO DE NÚMEROS


2021 - RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Apreciem a atividade realizada pelos PAPP's da Unidade escolar, com foco em Aprendizagem Criativa!




Nossa sala de Aprendizagem Criativa

E a sala de apoio começou a transformar-se em Janete Maker...






Primeiras atividades realizadas na Sala Maker
Montagem com Material Lego - Simulação dos movimentos de Rotação e Translação 
Conteúdos OBA 2019 









 






Construção de protótipos: satélite artificial, constelações, sistema solar e estação espacial internacional
2º ano I - Professora Mayara
Conteúdos OBA 2019 








Desafio: A torre mais alta

1º anos A e D- Manhã (Profª Jose e Iolanda)










Comunidade Criativa
Objetivo: 
  • Fomentar a criação e refletir sobre cuidados com o planeta
  • Dar visibilidade e confiança no empenho dos alunos na busca de um futuro melhor.

Atividade coletiva entre os 5ºs anos possibilitou muitas reflexões e interação. 
Um dos maiores problemas relatados pelos alunos é a grande quantidade de sujeira e lixo nas ruas do bairro e destino inadequado desse lixo.
Após o levantamento das opiniões e pensando em conscientizar os alunos trazendo-os para a reflexão de como poderiam melhor tudo isso, propusemos a construção da Comunidade Criativa.
Proposta:
Pensar em como seria uma comunidade no qual todos dialogassem e construíssem um futuro melhor, pensando nos temas estudados 
(produção de lixo, consumo consciente, reutilização)

Veja como Ficou!!!




 Quando a escola respeita as individualidades de seus alunos e o trabalho coletivo, garante maior sucesso na aprendizagem, o estudante finalmente vê sentido naquilo que está aprendendo.




 O sentido desse trabalho funda das contribuições, quando diferenças culturais são tratadas de modo consciente e em que o aluno sente parte de tudo isso sendo protagonista desse processo.











































































































CLIQUE NOS BALÕES PARA LER AS REFLEXÕES DOS ALUNOS




















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