Laboratório de Informática

2024

Iniciamos, no dia 1º de abril, as atividades da sequência: Scratch, do desplugado ao plugado! Esta sequência tem a intenção de trazer para o ambiante escolar o trabalho com a computação, seus objetos de conhecimento e habilidades estabelecidos na BNCC, utilizando diversas ferramentas e o software Scratch, com atividades plugadas e desplugadas. 

O pensamento computacional


Quer saber mais? Acesse 

https://www.youtube.com/watch?v=ezX3kUZXS9M

Crédito do vídeo: Canal Aprendiz 21

Alunos realizando a atividade desplugada - tabuleiro com EMOJIS




Em mais uma atividade da sequência Scratch - do desplugado ao plugado, os alunos refletiram sobre o pensamento computacional colocando a mão na massa e programando, em equipes, o ratinho robô para solucionar situações-problema





Programando na plataforma Scratch - 4º e 5º anos





PAPPs TECCI Priscila e Sabrina

__________________

Com o objetivo de reduzir as doenças transmitidas por mosquitos que se reproduzem em áreas urbanas, a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde para intensificar as medidas preventivas a fim de evitar criadouros e consequentemente a formação de novos focos do mosquito Aedes Aegypti, que é responsável por propagar doenças como Dengue, Chikungunya e Febre Amarela.

Na semana de 19 a 24 de fevereiro, o Município de São Bernardo do Campo estará envolvido na mobilização e conscientização para o combate a este vetor. 

Desta forma, como mais uma ação da escola, disponibilizamos diversos jogos para aprender também brincando!



2023

PARCERIA ENTRE PROFESSORES E PAPPs TECCI NO PROJETO: INFÂNCIA ANTIRRACISTA




SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR, SÁBADO LETIVO E VI SCRATCH DAY
Semana Municipal do brincar 22/5 à 27/5
Objetivo: promover experiências lúdicas que incentivem a criatividade e a aprendizagem por meio do brincar, uma vez que a brincadeira é uma necessidade fundamental para formação das crianças e vivenciar experiências lúdicas, por meio de brincadeiras condizentes à faixa etária, momentos de interação com os pares e outras possibilidades, é um direito para os jovens e adultos.
Sábado letivo - 27/5
Propostas relacionadas ao brincar
VI Scratch Day - Propostas de atividades desplugadas com temáticas sobre a linguagem de programação.

Acesse o vídeo para acompanhar registros desses momentos



#SEMANA SCRATH NO JANETE

O SCRATCH é uma linguagem de programação educativa adaptada para crianças e jovens. Utiliza blocos lógicos, som e imagem, para a criação de jogos, animações...
Na semana de 22 à 26/5 os alunos vivenciaram diferentes propostas utilizando a ferramenta Scratch, até mesmo o pensamento computacional de forma desplugada!
Acesse o vídeo para acompanhar alguns desses momentos!





CONVITE VI SCRATCH DAY 



SEMANA MÃO NA MASSA - 2022

  No mês de setembro realizamos em nossa escola a "Semana Mão na Massa". Ainda sobre o tema "ONDAS DE GENTILEZA",

 os alunos foram convidados a soltar a imaginação em suas produções, na sala maker, com as PAPPs Priscila, Silvia e Luzia como mediadoras neste processo! As situações-problema foram:

1º e 2ºs anos - Construção de personagens gentis utilizando material estruturado LEGO.

- Programação das identificações no Micro:bit em parceria com os alunos dos 5º anos

3º anos - Criação de fantoches a partir das palavras de gentileza

4º e 5º anos - Criação de personagens de gentileza (cards) e animação.


Como finalização destas propostas, foi realizada uma exposição no sábado letivo de 22/10.




SEMANA SCRATCH - 2022

No mês de agosto realizamos em nossa escola a "Semana Scratch". Este ano, o tema da campanha da semana Scratch foi "ONDAS DE GENTILEZA".

 Os alunos foram convidados a refletir sobre o tema gentileza e cada ano ciclo realizou criações utilizando a linguagem de programação SCRATCH....

1º e 2ºs anos - animação de palavras gentis

3º e 4º anos - Criação de diálogos sobre gentileza

5º anos - Criação de pequenas histórias sobre gentileza



Clique sobre a imagem para acessar as fotos das atividades!



FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 2022


PROJETO MONITORIA 2022




GINCANA: GUARDIÕES DA BILLINGS

Apresentação para divulgação da Gincana, organizada pelas PAPPs, para todos os alunos


Apresentação para divulgação da Gincana, organizada pela secretaria de educação e compartilhada para todos os alunos


De acordo com prêmios divulgados, foram estabelecidas metas para atingir e garantir cada um deles.... cada criança que entrega o óleo, cola uma etiqueta nos gráficos das metas....

Gráfico com as quantidades arrecadadas em 10/6/2022.....

Gráfico com as quantidades arrecadadas em 23/6/2022.....



JOGOS SOBRE COLETA E MEIO AMBIENTE




PROJETO: O USO DAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE ASTRONOMIA - 2022 
 Registro do trabalho







UM POUCO DE NÚMEROS



Labirinto - 1,2,3 anos


2021

24/9/2021 - ATIVIDADE PARA ALUNOS DO PROJETO
CLIQUE NO LINK


PROJETO "NÓS NO UNIVERSO"



AULA SÍNCRONA

Alunos atendidos: 1º ao 5º ano e EJA

Objetivos:

  • Estimular o interesse dos alunos pela Astronomia e Ciências afins;

  • Ampliar conhecimento sobre astronomia e astronáutica e as inovações na área;

  • Partilhar ideias;

  • Realizar atividades mão na massa, possíveis de serem realizadas durante o ensino remoto.

 1ª aula

Vídeos Utilizados 

1º, 2º e 3º anos



4º e 5º anos



Chuva de ideias -  o que os alunos pensam sobre astronomia... 




2ª aula


Satélite Natural Lua

O que sabe sobre o satélite natural da Terra? Vamos testar os seus conhecimentos antes de aprender um pouco mais sobre este astro...

Jogo interativo - 1º ao 3º ano


Jogo interativo - 4º e 5º ano


Vídeo sobre as principais fases da lua



Tarefa: calendário lunar - ciclo I


Tarefa: calendário lunar - ciclo II

Vídeo explicativo



Vamos pesquisar e aprender um pouco mais?


Criado com o Padlet

3ª aula

Influência da lua no Planeta Terra





Revisão das aulas 1, 2 e 3



4ª aula

Atividade Mão na massa - aprendizagem criativa


5ª aula

  • Animação - chegada do homem  na lua
  • Objetos no espaço
  • Corrida espacial - linha do tempo
No mural abaixo os materiais utilizados na aula 5, materiais para pesquisa e aprendizado e as fotos da atividade mão na massa!

Criado com o Padlet

6ª aula

O Planeta Terra

Tarefa de registro para alunos dos 1º e 2º  e 3º anos:

  • Dobre uma folha ao meio e depois ao meio novamente, formando 4 partes
  • Depois, registre  o que precisamos para ter Vida no Planeta da Terra:


Tarefa de registro para alunos dos 4º e 5º anos:

  • Dobre uma folha ao meio e depois ao meio novamente, formando 4 partes
  • Depois, registre as características principais da estrutura da Terra:


7ª aula

O Planeta Terra - Camadas internas


1º,2º e 3º anos


4º, 5º anos

Tarefa de registro para alunos dos 1º, 2º e 3º anos:



Devido a reorganização das aulas presenciais, o projeto agora terá um formato híbrido, sendo oferecido em propostas presenciais e online.














______________________________________________________


2020




______________________________________________________

Vídeos 

           1ºs e 2ºs anos                                                 3ºs, 4°s e 5ºs anos
Grandes Pequeninos
Conceito


2ºs anos

3ºs anos

4ºs anos

5ºs anos
_________________________________________________________________________________


2020

____________________________________________________

2019

Comunidade Criativa



Objetivo: 


  • Fomentar a criação e refletir sobre cuidados com o planeta
  • Dar visibilidade e confiança no empenho dos alunos na busca de um futuro melhor.


Atividade coletiva entre os 5ºs anos possibilitou muitas reflexões e interação. 

Um dos maiores problemas relatados pelos alunos é a grande quantidade de sujeira e lixo nas ruas do bairro e destino inadequado desse lixo.

Após o levantamento das opiniões e pensando em conscientizar os alunos trazendo-os para a reflexão de como poderiam melhor tudo isso, propusemos a construção da Comunidade Criativa.
Proposta:
Pensar em como seria uma comunidade no qual todos dialogassem e construíssem um futuro melhor, pensando nos temas estudados 
(produção de lixo, consumo consciente, reutilização)

Veja como Ficou!!!




 Quando a escola respeita as individualidades de seus alunos e o trabalho coletivo, garante maior sucesso na aprendizagem, o estudante finalmente vê sentido naquilo que está aprendendo.




 O sentido desse trabalho funda das contribuições, quando diferenças culturais são tratadas de modo consciente e em que o aluno sente parte de tudo isso sendo protagonista desse processo.











































































































CLIQUE NOS BALÕES PARA LER AS REFLEXÕES DOS ALUNOS




















Projeto: " Ensino de Astronomia"


Acompanhe um pouquinho de tudo que fizemos no projeto....


Ilustrações dos Planetas no Sistema Solar



Representações corporais das órbitas dos Planetas


Simulação da órbita Terra e Lua



Para visualizar clique na Imagem do Boletim

Linha do Tempo de Acontecimentos Astronáutica





Programação Semana Scratch Day da Escola













                                                        





                                                          


                                                









                                                   





































































































Construção de Foguetes para MOBFOG
Prova OBA



















_________________________________________________________________________________

2018


Reescrita das Histórias:
Menina Bonita do Laço de Fita 
Cabelo de Lelê
1º ano H - Professora Rose





 1 ano G - Professora Ariane
Clique na imagem para assistir o jornal

Jornal mirim


Brincadeiras Africanas - 2º Anos Professoras Mayara, Solange e Adriana 








Reconto da História: Menina Bonita do Laço de fita
1º ano C - Professora Vanessa Arduini


Vivência da Brincadeira africana - Terra Mar
1º ano B - Professora Elen



Vivência da Brincadeira africana - Terra Mar
1º anos - Professoras Iolanda e Vanessa C.




Livro digital - Curiosidades dos Países Africanos
2º anos - Professoras Angela, Aureliza e Melissa



Reconto da História: A primeira chuva
5º ano D - Professora Mayara




Relato pessoal:  O caso do Frango
5º ano A - Professora Catia



Animações e curtas
5º anos - Professoras Sandra F., Neide e Marloiva




AVALIAÇÃO MAIS TEMPO DE ESCOLA





Até o ano de 2017 as aulas de Educação Tecnológica eram realizadas como projetos específicos em alguns anos ciclos. Com a chegada de mais uma PAPP em nossa escola, foi possível estender este trabalho para todas as turmas. 











_______________________________________________

História das Copas do Mundo

________________________________________________ 


Dia do Desafio Ligth-Bot

Inseridos no Projeto de Iniciação à Programação, desenvolvido no Laboratório de Informática, os alunos dos 4º anos A, B,C e D, em suas aulas, puderam conhecer o jogo Ligthbot e em parceria se envolveram no desafio de comandar o robô em diversos caminhos. 
Os alunos participaram da aula denominada "Desafio Ligthbot", em que os que concluíssem as etapas em dentro dos 30 minutos propostos seriam certificados. 

Parabéns aos participantes e aos que concluíram com êxito o nosso desafio!










Jogue online você também!!!



Scratch Day em nossa EMEB


Scratch é uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica, sem que elas tenham tido nenhum envolvimento técnico com linguagem de programação. Neste mês de Maio várias pessoas ao redor do mundo se encontraram para dividir conhecimentos, projetos e aprender novas técnicas, umas com as outras. O nosso Scratch Day aconteceu na semana de 07 à 11/05 para as turmas de 4º e 5º anos.




Queridas Crianças, vamos dar início a mais um ano de trabalho no laboratório de Informática e para começar...


https://escolajanete2017.wixsite.com/meusite-3

_______________________________________________________

O Laboratório de Informática está em parceria com os professores na realização dessas atividades!


Acesse os links abaixo para visualizar o site da OBA e também os simulados e testar seus conhecimentos!!!
Bom estudo!
PAPPs Patricia, Priscila e Silvia


Formação - Introdução a aprendizagem criativa

No último dia 17/04 as PAPPs da EMEB ofereceram aos professores formação para iniciar, em parceria,  o trabalho com aprendizagem criativa!

































_______________________________________
2017






























Curso de iniciação a linguagem de Programação - CODE

Neste curso os alunos vão criar programas para resolver problemas e desenvolver jogos ou histórias interativas que eles podem compartilhar.


Clique sobre sua turma para acessar o curso!



Resultado Interno MOBFOG 2017













































Nenhum comentário:

Postar um comentário