Sequência de atividades - Scratch, do desplugado ao plugado
Iniciamos, no dia 1º de abril, as atividades da sequência: Scratch, do desplugado ao plugado! Esta sequência tem a intenção de trazer para o ambiante escolar o trabalho com a computação, seus objetos de conhecimento e habilidades estabelecidos na BNCC, utilizando diversas ferramentas e o software Scratch, com atividades plugadas e desplugadas.
Alunos realizando a atividade desplugada - tabuleiro com EMOJIS
Em mais uma atividade da sequência Scratch - do desplugado ao plugado, os alunos refletiram sobre o pensamento computacional colocando a mão na massa e programando, em equipes, o ratinho robô para solucionar situações-problema
Programando na plataforma Scratch - 4º e 5º anos
PAPPs TECCI Priscila e Sabrina
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Com o objetivo de
reduzir as doenças transmitidas por mosquitos que se reproduzem em áreas
urbanas, a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo está trabalhando em
conjunto com a Secretaria de Saúde para intensificar as medidas preventivas a
fim de evitar criadouros e consequentemente a formação de novos focos do
mosquito Aedes Aegypti, que é responsável por propagar doenças como Dengue,
Chikungunya e Febre Amarela.
Na semana de 19 a 24
de fevereiro, o Município de São Bernardo do Campo estará envolvido na
mobilização e conscientização para o combate a este vetor.
Desta forma, como mais uma ação da escola, disponibilizamos diversos jogos para aprender também brincando!
2023
PARCERIA ENTRE PROFESSORES E PAPPs TECCI NO PROJETO: INFÂNCIA ANTIRRACISTA
SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR, SÁBADO LETIVO E VI SCRATCH DAY
Semana Municipal do brincar 22/5 à 27/5
Objetivo: promover experiências lúdicas que incentivem a criatividade e a aprendizagem por meio do brincar, uma vez que a brincadeira é uma necessidade fundamental para formação das crianças e vivenciar experiências lúdicas, por meio de brincadeiras condizentes à faixa etária, momentos de interação com os pares e outras possibilidades, é um direito para os jovens e adultos.
Sábado letivo - 27/5
Propostas relacionadas ao brincar
VI Scratch Day - Propostas de atividades desplugadas com temáticas sobre a linguagem de programação.
Acesse o vídeo para acompanhar registros desses momentos
#SEMANA SCRATH NO JANETE
O SCRATCH é uma linguagem de programação educativa adaptada para crianças e jovens. Utiliza blocos lógicos, som e imagem, para a criação de jogos, animações... Na semana de 22 à 26/5 os alunos vivenciaram diferentes propostas utilizando a ferramenta Scratch, até mesmo o pensamento computacional de forma desplugada! Acesse o vídeo para acompanhar alguns desses momentos!
CONVITE VI SCRATCH DAY
SEMANA MÃO NA MASSA - 2022
No mês de setembro realizamos em nossa escola a "Semana Mão na Massa". Ainda sobre o tema "ONDAS DE GENTILEZA",
os alunos foram convidados a soltar a imaginação em suas produções, na sala maker, com as PAPPs Priscila, Silvia e Luzia como mediadoras neste processo! As situações-problema foram:
Como finalização destas propostas, foi realizada uma exposição no sábado letivo de 22/10.
SEMANA SCRATCH - 2022
No mês de agosto realizamos em nossa escola a "Semana Scratch". Este ano, o tema da campanha da semana Scratch foi "ONDAS DE GENTILEZA".
Os alunos foram convidados a refletir sobre o tema gentileza e cada ano ciclo realizou criações utilizando a linguagem de programação SCRATCH....
1º e 2ºs anos - animação de palavras gentis
3º e 4º anos - Criação de diálogos sobre gentileza
5º anos - Criação de pequenas histórias sobre gentileza
Clique sobre a imagem para acessar as fotos das atividades!
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 2022
PROJETO MONITORIA 2022
GINCANA: GUARDIÕES DA BILLINGS
Apresentação para divulgação da Gincana, organizada pelas PAPPs, para todos os alunos
Apresentação para divulgação da Gincana, organizada pela secretaria de educação e compartilhada para todos os alunos
De acordo com prêmios divulgados, foram estabelecidas metas para atingir e garantir cada um deles.... cada criança que entrega o óleo, cola uma etiqueta nos gráficos das metas....
Gráfico com as quantidades arrecadadas em 10/6/2022.....
Gráfico com as quantidades arrecadadas em 23/6/2022.....
JOGOS SOBRE COLETA E MEIO AMBIENTE
PROJETO: O USO DAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM CRIATIVA NO ENSINO DE ASTRONOMIA - 2022
Fomentar a criação e refletir sobre cuidados com o planeta
Dar visibilidade e confiança no empenho dos alunos na busca de um futuro melhor.
Atividade coletiva entre os 5ºs anos possibilitou muitas reflexões e interação.
Um dos maiores problemas relatados pelos alunos é a grande quantidade de sujeira e lixo nas ruas do bairro e destino inadequado desse lixo.
Após o levantamento das opiniões e pensando em conscientizar os alunos trazendo-os para a reflexão de como poderiam melhor tudo isso, propusemos a construção da Comunidade Criativa.
Proposta:
Pensar em como seria uma comunidade no qual todos dialogassem e construíssem um futuro melhor, pensando nos temas estudados
(produção de lixo, consumo consciente, reutilização)
Veja como Ficou!!!
Quando a escola respeita as individualidades de seus alunos e o trabalho coletivo, garante maior sucesso na aprendizagem, o estudante finalmente vê sentido naquilo que está aprendendo.
O sentido desse trabalho funda das contribuições, quando diferenças culturais são tratadas de modo consciente e em que o aluno sente parte de tudo isso sendo protagonista desse processo.
CLIQUE NOS BALÕES PARA LER AS REFLEXÕES DOS ALUNOS
Projeto: " Ensino de Astronomia"
Acompanhe um pouquinho de tudo que fizemos no projeto....
Até o ano de 2017 as aulas de Educação Tecnológica eram realizadas como projetos específicos em alguns anos ciclos. Com a chegada de mais uma PAPP em nossa escola, foi possível estender este trabalho para todas as turmas.
Inseridos no Projeto de Iniciação à Programação, desenvolvido no Laboratório de Informática, os alunos dos 4º anos A, B,C e D, em suas aulas, puderam conhecer o jogo Ligthbot e em parceria se envolveram no desafio de comandar o robô em diversos caminhos.
Os alunos participaram da aula denominada "Desafio Ligthbot", em que os que concluíssem as etapas em dentro dos 30 minutos propostos seriam certificados.
Parabéns aos participantes e aos que concluíram com êxito o nosso desafio!
Scratch é uma linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica, sem que elas tenham tido nenhum envolvimento técnico com linguagem de programação. Neste mês de Maio várias pessoas ao redor do mundo se encontraram para dividir conhecimentos, projetos e aprender novas técnicas, umas com as outras. O nosso Scratch Day aconteceu na semana de 07 à 11/05 para as turmas de 4º e 5º anos.
Queridas Crianças, vamos dar início a mais um ano de trabalho no laboratório de Informática e para começar...
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